Já conhecemos a tirolesa, uma atividade radical muito comum nos circuito de aventura, arvorismo e buffets infantis que cada vez mais conquista novos apaixonados por essa técnica vertical.  

– O que é Tirolesa 

Onde praticar tirolesa em BH

Além de ser uma atividade recreativa a tirolesa é muito usada em resgate em altura para a movimentação de maca ou até mesmo da equipe de resgate. 




Quando usar uma tirolesa para resgate em altura?

Neste último sábado, dia 09 de maio 2020, praticantes de rapel desciam por uma rota montada em uma cachoeira na região da serra do cipó quando ocorreu um acidente em que uma praticante sofreu uma queda. 

A vítima é uma mulher de 31 anos que sofreu lesões na cabeça (TCE), além de fraturas na clavícula. O acidente foi dentro de uma ravina – acidente geográfico que normalmente é formado pela ação de córregos.

o local era de difícil acesso e para chegar  na vítima os bombeiros militares tiveram que vencer obstáculos, até chegarem à base da cachoeira Rio das Pedras localizada na Serra do Cipó na região Central de Minas Gerais. 

A operação de resgate se estendeu ao longo da tarde, da noite e da madrugada pela complexidade do acesso ao ponto no qual ela estava caída, a operação total demorou mais de 15 horas e foi encerrada por volta de 04 horas da manhã de domingo, quando foi levada pelo helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – BOA até o Pronto Socorro João XXIII em Belo Horizonte.




Alguns fatores que agravaram a situação desse resgate foi a escuridão encontrada após o pôr do sol e o  frio típico das baixas temperaturas na Serra do Cipó nesse época do ano, que aumentou o risco de hipotermia (quando o corpo perde mais calor do que é capaz de produzir e, em casos extremos, há risco para a vida).  Além desses, outro dificultador foi o grande deslocamento a pé feito por todos os militares com todos os equipamentos necessários.

Para chegar até a vítima , que estava em um patamar acima do solo, os bombeiro tiveram que usar técnicas de escalada. Já para retirar a vítima com a maca foi necessário montar uma tirolesa. 

A tirolesa de resgate possui as características básicas iguais de uma tirolesa recreativa, como a necessidade de um desnível, ponto de ancoragem superior e inferior, sistema de freio, uso de polias de tirolesa, mosquetões entre outros. 

– Leia mais sobre equipamentos de tirolesa 

Com finalidades diferente, a tirolesa usada em um resgate em altura apresenta alguma, ou melhor, várias peculiaridades que devem ser levantadas antes da montagem. Como por exemplo: A existência de pontos de ancoragem e  o tamanho da flecha (barriga da tirolesa) para evitar que bata ao solo, uma vez que são montadas com cordas que possuem um percentual de elasticidade muito maior que cabo de aço.

Esse resgate contou também com  mergulhadores (bombeiros) dentro do poço da cachoeira para evitar que a maca encostasse na água. A preocupação com hipotermia é um fator muito importante neste tipo de resgate, como dito anteriormente. 

Importante ressaltar que nossa fonte foi  Facebook do BOA – https://www.facebook.com/boacbmmg/  onde ele relata que é uma praticante de rapel e não uma escaladora. 




Parabéns ao Corpo de Bombeiro de Minas Gerais por mais um excelente trabalho. Fonte e fotos https://www.facebook.com/boacbmmg/