Como Montar Uma Tirolesa?

 

Montar uma tirolesa não é tão simples quanto parece. Vários fatores devem ser levados em consideração, a começar pelo princípio básico de como montar um tirolesa, que é o desnível e depois o cabo de aço ou corda. Para se montar uma tirolesa segura, precisa ser feito um projeto e ter uma equipe com conhecimento técnico avançado.

Para isso, o projeto para construção de tirolesa deve ser feito por profissionais ou empresa devidamente qualificada. A qualificação significa que os profissionais conhecem e aplicam as normas estruturais e operacionais e relativas ao uso dos materiais.

Esses profissionais, por sua vez, observam alguns pontos de atenção no projeto para construção de tirolesa, como por exemplo:

Levantamento de solo para a montagem das bases e topográfico para fixar a distância, altura, inclinação, ângulo em relação às bases, e construções como torre e plataforma de lançamento; Seleção do cabo, de acordo com cálculos e levando em consideração peso, tensão e distância do cabo.

Na construção da tirolesa alguns dos equipamentos de segurança usados são as cordas ou cabos de aço e sua metragem depende da distância a ser percorrida. Para a ancoragem, são necessárias fitas, roldanas e mosquetões.

É possível planejar a intensidade no projeto de construção da tirolesa. Para isso são calculadas as variações de comprimento, altura e velocidade a ser alcançadas e com isso construir a tirolesa mais ou menos radical.É importante pontuar que as normas técnicas de atividade em altura devem ser observadas quando a tirolesa for planejados e executados, principalmente no que diz respeito aos equipamentos de segurança.