Em busca de materiais para construir ou operar sua tirolesa?

 

Procurando equipamentos para tirolesa? Ou um Kit completo para Tirolesa?

Então antes, vamos falar um pouco sobre os equipamentos (EPI e EPC) usados em uma tirolesa segura.

Assim como a montagem da estrutura de uma tirolesa requer cuidados e embasamentos em normas, a  escolha dos equipamentos também precisam de atenção.

É primordial que eles possuam certificados e estejam dentro das normas de segurança nacionais e internacionais. Pensando que a estrutura já está pronta, com os cabos de aço, plataformas e ancoragens só esperando para serem utilizadas, os principais equipamentos utilizados na tirolesa são:

  • Polia ou Roldana: equipamento utilizado para “deslizar” no cabo de aço ou corda da tirolesa. Utilizamos sempre polias ou roldanas duplas para maior segurança nas descidas. Devem ser confeccionadas com rolamentos (polias rolamentadas) blindados, evitando assim a entrada de sujeira e o seu travamento.

 

 

  • Mosquetão: o mais utilizados e recomendável em polias (roldanas) sãos os mosquetões ovais, por manterem a polia alinhada ao cabo de aço ou corda.  O Mosquetão pode ser automático (gatilho trava sozinho), diminuindo ou reduzindo a zero a possibilidade do mosquetão abrir sua tava com a vibração. O outro modelo é o mosquetão oval de rosca, onde temos que rodar a rosca de fechamento para “travar”.

 

 

  • Fitas ou cordas: normalmente usamos para conectar o praticante que está usando uma cadeirinha (cinto de altura) à polia. Sua resistência deve ser igual ou  superior a 22Kn.

 

 

  • Corda para Tirolesa: Utilizada na estrutura da tirolesa, para ligar dois pontos que possuam desnível. Devem ser estáticas ou semi-estáticas, com o menor percentual de elasticidade possível. Nesse caso, será na corda que o praticante irá deslizar para praticar a tirolesa.


 

 

  • Cabo de aço para Tirolesa: Utilizado na estrutura da tirolesa, para ligar dois pontos que possuam desnível. Nesse caso, será no cabo de aço que o praticante irá deslizar para praticar a tirolesa.
  •  Capacete: equipamento de segurança essencial para qualquer atividade em altura. Deve ser utilizado em todos as tirolesas, tanto pelo praticante quanto pelo(s) monitor(es).

 

  • Cadeirinha ou Cinto: equipamento que o praticante “veste” para Ficar dependurado por ele. Toda cadeirinha deve ser certificada (CE , UIAA). Dê preferências às cadeirinhas que possuam a parte de cima (tipo cinto paraquedista) aumentando a segurança do praticante ainda mais.

 

 

Vale ressaltar que cada tirolesa foi projetada para  seu local, possuindo peculiaridades e equipamentos especificado para a sua operação com total segurança.