Essa é uma pergunta muito comum quando se pretender montar uma tirolesa. Outra dúvida comum é: Vou fazer uma tirolesa infantil, tenho que usar uma polia profissional?

Antes de responder é preciso entender que não existe equipamento de segurança em altura profissional ou amador.

Todos os equipamentos devem ser sempre os “profissionais” que possuem certificados com UIAA, CE, CA. Isso garante a segurança e qualidade da sua tirolesa.



Não economize na segurança. Mas fique tranquilo, também não é necessário comprar a “marca”, ou seja, aquela mais famosa e mais cara.

Compre a polia que vai lhe atender bem e com segurança. Então voltando as perguntas iniciais, mesmo sendo uma tirolesa infantil, apenas para lazer de familiares sem a intenção de comercializá-la, os equipamentos de segurança são profissionais.

 

Quais tipos de polias são mais adequadas?

As polias de tirolesa devem ser duplas em linha, conhecidas com tamden, o que garante uma segurança ainda maior para o praticante.

Existem várias marcas no mercado com Petzl, Kong, Beal, CT e nacionais também com Ultra Safe, Innova, Task , Bonier.

Cada polia tem suas características que pode ser adequar melhor a sua tirolesa, como por exemplo a velocidade final.

 

E quais são os outros equipamentos para montar uma tirolesa?

Alguns dos equipamentos para se montar uma tirolesa de cabo de aço ou de corda, são: Polia de cabo de aço ou polia de corda, (nunca use polia de corda em cabo de aço), mosquetão oval, solteira regulável, capacete, freio de tirolesa, esticador, clips e o cabo de aço ou a corda.

E aqui vai uma dica: Compre todo esse material em lojas que garantem a qualidade e certificação.

Faça a instalação de sua tirolesa com profissionais qualificados, tirolesa não é para divertir, mas não é um simples brinquedo.

Em casos de montagens erradas ou faltas de manutenção adequada, há uma grande chance de acidentes sérios e até mesmo fatais.